sexta-feira, 27 de junho de 2014

O CARA QUE EU QUERIA SER

O cara que eu queria ser entrou na minha vida há exatamente 13 anos, no Natal de 2001 e me fez ter vontade de ter trinta anos antes de eu ter chegado aos vinte e cinco. E olha, também foi professor de Inglês.
 O livro que me apresentou ao cara que eu queria ser virou um dos meus filmes favoritos. O cara que eu queria ser agora está com 57 anos e já me despertou até uma certa paixão pelo Arsenal, seu time do coração.
 Lembro que quando li a sinopse de Alta fidelidade, caí de amores imediatamente pelo Nick Hornby: Uma ótima história, um protagonista às voltas com aquelas mancadas que todo mundo comete
e música, muita música. Não tinha como não dar certo.
Depois vieram Um grande garoto, Como ser legal , Uma longa queda,Slam, Juliete Nua e Crua e os de não-ficção Febre de Bola( que narra a sua relação de amor com o Arsenal) e 31 canções. Estão todos no meu armário de livros, assinados e bem guardados. Não dou, não vendo, não empresto.
 Os personagens de Nick têm em comum manias e personalidades que todos reconhecemos em nós mesmos e em quem amamos. Os diálogos são cortantes, rápidos e cheios de humor, gente como a gente fazendo coisas que se nunca fizemos, um dia elas acontecerão, pode ter certeza.
Seu trabalho é pautado por outra paixão além da música, o esporte. Quando ganhei o 31 canções, uma compilação de textos escritos por ele sobre suas canções favoritas me peguei admirando-o ainda mais por saber da história de seu filho que nasceu com autismo, em 1993. Uma parte linda de sua vida que envolve a música I´m like a bird, da Nelly Furtado.Curioso?:)
  E Febre de Bola , ao contrário do que eu imaginava não é nem de longe um livro maçante; ele me serviu até de base para um texto sobre a violência nos estádios, é emocionante, triste, envolvente. Para quem gosta de futebol,  imperdível.
 E de todas as adaptações feitas de seus livros para o cinema a minha de longe favorita é a dirigida por Stephen Frears, de Alta Fidelidade, com John Cusack no papel principal e  Jack Black dando um show, só para citar dois nomes do elenco sensacional.
 Agora estou em prantos tentando assistir a recém lançada de Uma longa Queda, com Pierce Brosnan e Toni Collete ( não existe atriz melhor para incorporar as personagens femininas de Nick)
 Uma das falas de Rob , protagonista de Alta Fidelidade é " Livros, discos e filmes, essas coisas importam de verdade". O cara que eu queria ser e que admiro mais que qualquer famosa bonitona definitivamente sabe das coisas
                                                                             D.SConsiglio

Nenhum comentário:

Postar um comentário