quarta-feira, 2 de julho de 2014

OS ARGENTINOS DA MINHA VIDA( SIM, VOCÊ LEU DIREITO)

      Ah, os argentinos...
 Em mês de copa alguns deles quebram cadeiras de estádios, outros fazem bagunça nos metrôs  e todos querem se divertir. Mas para mim o que importa é que na  seleção das artes pelas quais sou mais apaixonada,dois argentinos já foram escalados há muito tempo.
Ricardo Darín chegou primeiro como Marcos no filme Nove Rainhas, a obra que mudou minha cabeça sobre o cinema dos nossos vizinhos: Sua  atuação como o ladrão cínico me levou à uma pequena obra-prima, O filho da noiva, de Juan Jose Campanella,em que ele atua lindamente com Norma Aleandro, que faz sua mãe portadora de Alzheimer. Campanella também o dirigiu em O mesmo amor, a mesma chuva, Clube da Lua e O segredo dos seus olhos.Todos devidamente assistidos e amados por essa que vos fala por suas histórias extremamente humanas, cativantes, emocionais.( aliás, traço comum nas produções argentinas)
A falta de  afetação que Ricardo imprime aos seus trabalhos é o que os torna incríveis: Do padre que luta por uma favela em Elefante Branco( um filme, duro, triste) ao rabugento e engraçadíssimo Roberto de Um conto chinês, ele parece ser uma pessoa possível, sem estrelismos.
Julio Cortázar veio depois com o livro Os prêmios, a história de pessoas comuns que ganham um cruzeiro na loteria e que durante essa viagem tentam fazer coisas extraordinárias, e me surpreendeu ao saber que um de seus contos, As babas do diabo, foi a inspiração para um dos meus filmes favoritos, Blow up, de outro mestre, Antonioni. Filme incrível, um conto aterrador , o autor que agora leio todos os dias.
Li esses dias uma blogueira dizer que tinha preconceito contra autores nacionais. Quando a gente abre a mente, descobre que o cinema é muito mais que Hollywood e que a literatura não se resume aos livros mais vendidos. E se diverte muito mais, vai por mim!

(ps: E eles são parecidíssimos!!!) 

Esse é o Ricardo
E esse  o Julio
                                                                                               D.SConsiglio

Nenhum comentário:

Postar um comentário